blog-post-img-2048

Coisas para não esquecer no Exame de Ordem

Como podem ver, tudo neste blog se congelou por conta do abominável Exame de Ordem, que terá, na segunda fase, mais de 70 mil almas penando. Amanhã. 11 de janeiro, das 13 às 18, estaremos todos lá.

Agora, na véspera, estamos meio perdidos. Mas algumas coisas, a gente não pode esquecer, pra fazer uma prova tranquila. Tudo tem que ajudar a manter o foco na aprovação; ela está nos mínimos detalhes. E aqui vão alguns desses.

Últimos preparativos – ainda dá pra fazer ajustes no código. Leia esse texto do Maurício Gieseler pra saber se suas remissões estão corretas. Escreveu em algum post-it? Tire isso daí. O edital proíbe! Ainda não entendeu o que o edital proíbe e permite? Volte ao texto do Maurício. Só pra frisar: vademecum e legislação organizada PODE.  Pra rever as coisas, tem Dia D da LFG online, Último Treino do CERS, tem os grupos de 2ª fase no Facebook trocando figurinhas… Basta participar.

giphy

Ambiente – já viu seu local de prova? Sabe como é lá? Tem que saber. Pra que mesmo? Bom… O clima e a ambientação do local de prova tem relação com o seu desempenho: calor demais, você passa mal. Você precisa manter um conforto térmico mínimo na prova. Então, confira já se você vai precisar de borrifador de água ou de casaco.

Vestuário – aproveitando a deixa… Você precisa se vestir de acordo; vai passar 5 horas usando aquela roupa, num lugar que pode ser inóspito. Ela precisa ser confortável o suficiente – se ficar pegando no corpo ou pinicando, vai incomodar, e tirar o foco. Vamos dar preferência ao que for mais confortável no armário (não vale o pijama!). Isso vale para os sapatos e acessórios – brinco pesado, corrente que pinica, anel que coça e afins: devem ser banidos.

Comida – você não vai passar 6 horas sem comer. A fome vai te desconcentrar. Mas por favor: não pense no Doritos. Nem na esfiha do Habibs. Cheiros fortes incomodam, tanto quanto embalagens barulhentas. Prefira comidinhas “silenciosas” e com cheiros não tão fortes. Se não pelos outros, faça por você. Essas comidas são pesadas – você vai ficar ou com sono (e terá problemas pra fazer a prova) ou com gases (e terá problemas também). Ah sim, você não quer nada melequento, que exija lavar a mão toda hora. Gotas de óleo e rasuras tem o mesmo valor para o examinador.

Bebida – Você também não vai ficar sem beber nada. Nem pra economizar o tempo do banheiro – que te é útil, pra espreguiçar um pouco e relaxar da tensão. Leve aí seu guaraná, sua água, seu suquinho, enfim. Mas lembre-se de tirar os rótulos e dar preferência para embalagens transparentes – de outro jeito, o edital proíbe.

Prevenção – estamos todos sob pressão. E ela tem maneiras de se manifestar fisicamente, quando menos podemos lidar com ela. Você não pode fazer a prova com dor de cabeça, mas ela vai escolher a hora da peça pra isso. O torcicolo depois da 2ª hora de prova também pode vir. Tenha à mão um kit de emergência, com alguns medicamentos e cânfora, por exemplo. Ela ajuda a relaxar os músculos cansados.

Fumantes – então, caro tabagista: 5 horas sem fumar. Você aguenta? Se acha que não, prepare-se pra não se desconcentrar na chatice do “quero fumar” de 5 em 5 minutos. Um adesivo de nicotina pode ajudar a manter os nervos um pouco mais calminhos.

tumblr_m3o5yqZbAe1qcio0jo1_500

Organizaçãovocê não vai levar tudo solto na mala. Vai dar mais trabalho. Vai deixar tudo esparramado na mesa? Lógico que não. Isso atrapalha a consulta aos códigos. Organize-se em estojos (aqueles estojinhos de viagem, pra levar itens de uso pessoal): um para medicamentos e afins, outro para comida e bebida. Assim você otimiza espaço em todo lugar. E pelos deuses, não esqueça o estojo principal: aquele que tem as canetas (e não esqueça que tem que ser transparente). Não vão te emprestar durante a prova. 

Mala – não, você não vai levar 3 códigos nas costas. Você já vai chegar cansado – e a disposição pesa ao longo das 5 horas. O ideal é uma malinha de viagem com carrinho, pra não precisar carregar o peso (“dirigir” a mala pesa bem menos que levar nas costas, né). Ajuda bastante na hora H.

Horário – você vai entrar na sala, procurar seu lugar, arrumar sua cadeira, sentar, tirar tudo da mala, esquematizar no seu lugar, esperar o fiscal revisar… Isso leva tempo. E se tem uma coisa que não pode ser perdida nessa prova, é isso. Chegue adiantado, pra poder deixar tudo no esquema. E pra chegar cedo, tem que acordar cedo. E pra acordar cedo, tem que dormir cedo. Então, só por hoje, não emende maratonas no Netflix, ok?

Confiança – pare de frangar, caro examinando. Você passou os últimos meses se preparando. Fez mais peças nesse tempo que seu chefe nos últimos anos. Você já deu tudo de si. Na ceia de Natal, você estava no quarto vendo as aulas do Tonassi. Virou o ano no computador, vendo aulas do André Paes. Você foi morar na casa do Darlan Barroso, de tanto estudar. Não precisa entrar numas de “ai não sei nada”. Calma, que você tem tudo na cabeça. Confie nisso. E ponha tudo em prática.

É isso, gente. Dizem por aí que a máxima “foco, força e fé” ajuda. Estou apostando no foco. E escrevi isso pra ajudar o foco. A força e a fé, vai de cada um. Mas espero encontrar todos vocês além do horizonte, na aprovação. Nos vemos lá.

276166_Papel-de-Parede-Meme-Freddie-Mercury_1600x1200

Lekkerding 236 posts

Cúspide e Gêmeos e Câncer. Corinthiana não praticante. Indie até os ossos. Advogada. Blogueira. Eterna estudante. Jogadora de handebol e de rugby, aposentada compulsoriamente. Fã de cerveja, de um bom papo, da internets e da (boa) política. Amante de David Bowie e de Florence & the Machine. Chata. Sem mais.

"Quem sabe respirar o ar de meus escritos sabe que é um ar das alturas, um ar forte. É preciso ser feito pra ele, senão há o perigo nada pequeno de se resfriar. O gelo está próximo, a solidão é monstruosa (...) Quanta verdade suporta, quanta verdade ousa um espírito? Cada vez mais tornou-se isto pra mim a verdadeira medida de valor. Erro não é cegueira, erro é covardia... Cada conquista, cada passo adiante no conhecimento é consequência da coragem, da dureza consigo, da limpeza consigo... Eu não refuto os ideais, apenas ponho luvas diante deles... Lançamo-nos ao proibido: com este signo vencerá um dia minha filosofia, pois até agora proibiu-se sempre, em princípio, somente a verdade."

Friedrich Nietzsche

Porque toda semana - lembrem-se, minhas semanas são relativas - deixarei algo bacana pra vocês verem/ouvirem. Espero que gostem das escolhas.