blog-post-img-2004

Desafio dos 35 dias

Alô você, que percebeu que amanhã dezembro começa, faltam 41 dias para a 2ª fase do XV Exame de Ordem e você ainda não estudou nada. Nadica. Sabe nem do que se trata. Também está sem grana pra pagar cursinho, mesmo com as “adoráveis” promoções de Black Friday – o pessoal ainda não entendeu que Black Friday não é pra desconto. É pra queimar estoque. Reduzir 100 reais do preço total não adianta muito – e começou a entrar em desespero.

O que fazer? Não dá mais pra chamar o Polegar Vermelho. Desistir? NEM A PAU. Fim de ano de curso e você tem que botar a bandoleira, amigue – já dizia o Capitão Nascimento. Essa é a hora de se virar. Vamos achar o seu reiatsu e vamos tentar passar. Pra quem (como eu) está na repescagem, também serve. Eu acho… Pelo menos.

Confesso que fui pra 2ª fase do XIV Exame de um jeito bem meh. Estava preocupada com TCC, com estágio, com a faculdade em si, e acabei não estudando como deveria. Resultado? Inês é morta por dois décimos. E lá vamos nós. Dessa vez, não estou de brincadeira. Acordaram o Sayajin Acadêmico.

tumblr_lsmg9uYmeG1qiqegzo1_r2_500Gohan_furioso[1]

giphy

A coisa ficou séria, amigues.

Sem dinheiro para o cursinho (pra variar), resolvi me virar nos 30. O que fiz… Está dando certo (eu acho). Elaborei um cronograma, baseado em cronogramas passados do CERS e da LFG, que permite treinar e rever conteúdo em 35 dias. Vou embarcar no meu cronograma amanhã pela terceira vez. Aí eu me toquei do meu egoísmo – não dividi isso com ninguém, e o povo todo procurando gente pra ratear material, curso e etc. A gente tem que se ajudar, né? Acho que foi o Chaves que me deu a luz.

tumblr_mxkh09dtaj1s5wouvo1_400Então, lá vamos nós. A primeira coisa que eu fiz foi traçar uma linha do tempo processual e marcar nela todas as peças possíveis, em cada momento processual. Na área que eu escolhi (Trabalho) isso é um pouco mais fácil. Em outras áreas (Civil, oi), isso vai doer. Mas ajuda bastante. Porque foi assim que eu percebi que OAB não é o mundo de Lucas Silva e Silva, onde tudo pode acontecer: o que vai acontecer está dentro daquela linha do tempo. Eles podem pedir peças iniciais, respostas do réu, peças atípicas, peças recursais e peças liquidatárias/executórias. E não é difícil reconhecer quando cabe qualquer uma delas (a não ser que o examinador não faça ideia do que está pedindo. Aí cabe Embargos de Terceiro com os Embargos à Execução. Acho que a FGV nunca será perdoada por essa). Olhar essa linha do tempo me tranquiliza. A cada simulado, penso nela e consigo visualizar claramente o que o bendito ser da banca quer.

A partir da linha do tempo, comecei a treinar as peças, na ordem em que se apresentam. E ver aulas na nets – alguns já sabem que cursos anteriores estão disponíveis na Baía dos Piratas, outros compram acessos online pelos olhos da cara (o ser queria me vender o XII Exame da LFG por R$ 600,00. Seiscentas dilmas por um curso mais que desatualizado? Sendo que o atual está R$ 450,00? Ele deve achar que sou idiota), mas há coisa boa e gratuita aí pra ver. Também leio doutrinas esquematizadas, ou completas. E marco BEM o vademecum (dividi os assuntos em cores, e o direito processual fica na base das canetas e clips brancos. O CERS tem um esquema parecido).

Pode desenterrar o estojo de lápis de cor, hora do RGB dominar

Pode desenterrar os lápis de cor, hora do RGB dominar

Outra coisa que tem ajudado (só nisso: ando morrendo de dor nas costas) é carregar uma prancheta com as folhas de Exame. Tem que treinar nelas. Treinar raciocínio, treinar tempo, treinar tudo. Até os confins da tendinite.

Já falei demais. Pra quem se interessar, segue o cronograma caseiro – tentei ser o mais genérica possível, pra acomodar todo mundo – e para treino, seguem as folhas de prova da OAB. Pode imprimir e treinar até o limite da bursite.

Pra quem for seguir isso, importante avisar: São 35 dias cravados, usando 4 horas do dia (por isso é importante ter net no celular). É dezembro. O Natal está no meio. E até a OAB, tem 41 dias. Quem quiser e puder atrasar ou acelerar a carga pra poder parar no Natal e no Ano Novo um pouco… Até dá, mas depois fica apertado pra última marcação e pra revisão (pra mim, ficou apertado pra fechar o feriado da Consciência Negra à toa, mesmo adiantando). Aí fica a critério e risco dos interessados.

AH! Seguem links de vídeos e apostilas. Alguns são específicos da matéria que eu escolhi, mas você pode achar algo que te seja interessante nos links relacionados. Lembrem-se: o Facebook está cheio de grupos de suporte de 2ª fase – o povo se reúne pra tirar dúvida, dividir material, e até combinar de estudar junto. O povo não é fraco não! Use e abuse.

Ah, sim. Antes que alguém queira danos morais porque não deu certo: não estou vendendo nenhuma fórmula infalível. Estou tentando ajudar. Cada um funciona de um jeito e não testei isso antes: fiz com base em coisas já feitas, e que deram certo para alguns, e para outros, nem tanto. Não posso passar por você (oi, mal me aguento comigo) e também não posso te pagar cursinho (oi, de novo). O que eu posso fazer é tentar ajudar, dividindo o pouco que eu tenho. E é isso.

Lekkerding 237 posts

Cúspide e Gêmeos e Câncer. Corinthiana não praticante. Indie até os ossos. Advogada. Blogueira. Eterna estudante. Jogadora de handebol e de rugby, aposentada compulsoriamente. Fã de cerveja, de um bom papo, da internets e da (boa) política. Amante de David Bowie e de Florence & the Machine. Chata. Sem mais.

"Quem sabe respirar o ar de meus escritos sabe que é um ar das alturas, um ar forte. É preciso ser feito pra ele, senão há o perigo nada pequeno de se resfriar. O gelo está próximo, a solidão é monstruosa (...) Quanta verdade suporta, quanta verdade ousa um espírito? Cada vez mais tornou-se isto pra mim a verdadeira medida de valor. Erro não é cegueira, erro é covardia... Cada conquista, cada passo adiante no conhecimento é consequência da coragem, da dureza consigo, da limpeza consigo... Eu não refuto os ideais, apenas ponho luvas diante deles... Lançamo-nos ao proibido: com este signo vencerá um dia minha filosofia, pois até agora proibiu-se sempre, em princípio, somente a verdade."

Friedrich Nietzsche

Porque toda semana - lembrem-se, minhas semanas são relativas - deixarei algo bacana pra vocês verem/ouvirem. Espero que gostem das escolhas.