Jornada Literária

De onde isso veio?

Como todo estudante de Direito (esperto), fixo matéria arrumando resumos. E observo que muita gente busca por isso no tio Google, e que o material aí disponível – com exceção de alguns excelentes locais, como o Sapere Aude – não é assim uma Brastemp pra quem está em semana de provas, ou pra quem precisa entregar fichamento e não tem a mínima ideia de onde começar a procurar.

Então, resolvi disponibilizar meus lindos cadernos, além de outros trabalhos – meus e de outras pessoas, coletados por aí – aqui no site, para consulta. Vou organizando aos poucos. O material que já tenho digitalizado precisa ser passado a limpo; e os manuscritos precisam ser digitalizados. Sim, a modernidade só chegou em 2013, com meu lindo tablet. Não façam bico.
Só que a “escrevinhação” não termina na faculdade.  Na preparação pra OAB, sempre precisamos de material de apoio. Na estrada da advocacia, não precisamos só de modelos de petições (só queria dizer que as minhas eu faço do zero, gosto de sofrer); são apresentações, pareceres, propostas e outros montes de documentos, que a faculdade não ensina, a internet não ajuda e bem… Assim eu sigo atualizando, como dá.

Isso é material de uso pessoal; escrito por mim, para mim – e eventualmente para algum colega de sala que precise do help. Não estou aqui pra dar aulas pra ninguém.

O conteúdo deu certo pra mim, mas vai que seu professor discorda veementemente do que meu professor ensina? Pois é. Direito não é ciência exata. Não venha chorar depois, dizendo que a culpa do zero foi minha. E não adianta falar que o que escrevo no meu resumo é a Bíblia do Professor X: isso é meu. Foi assim que eu entendi. 

Lembrem-se que os resumos foram feitos no ano indicado e de acordo com as leis vigentes na ocasião. Antes de dizer que “é isso e acabou”, verifiquem em que ano o resumo foi feito, em que ano você está e como a lei está aí.

(é, você do futuro, chorando com a Reforma Trabalhista: estou falando com você mesmo)

Status: COMPLETO. Última revisão: julho de 2014.
Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: novembro de 2013. Clique para visualizar.

Status: INCOMPLETO. Última revisão: julho de 2013.
Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: novembro de 2013. Clique para visualizar.

Boa-fé objetiva em matéria contratual. DISCLAIMER: disponibilizado só porque é uma excelente fonte de estudos para contratos civis e empresariais. O conteúdo NÃO é meu. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: julho de 2014. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: maio de 2015. Clique para visualizar.

Status: INCOMPLETO. Última revisão: novembro de 2013. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: julho de 2013. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: junho de 2015. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: junho de 2015. Clique para visualizar.

Noções gerais do instituto da obligatio. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: julho de 2013. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: abril de 2013. Clique para visualizar.

Status: INCOMPLETO. Última revisão: junho de 2015. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: julho de 2014. Clique para visualizar.

DISCLAIMER: quadro elaborado pela professora Anna Moresi, para melhor compreensão pelos alunos da bagunça parlamentar de votar uma lei. O conteúdo NÃO é meu. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: novembro de 2014. Clique para visualizar.

Ética nos contratos. DISCLAIMER: disponibilizado só porque é uma boa fonte de estudos. O conteúdo NÃO é meu. Clique para visualizar.

Desigualdade de gênero e o papel da advocacia na quebra do glass ceiling. Exposição de minha autoria para a Coordenadoria de Direito e Processo do Trabalho da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-SP em 26.09.2017. Compilação de material usado em oficinas comportamentais nas empresas. Clique para visualizar.

Status: INCOMPLETO. Última revisão: junho de 2015. Clique para visualizar.

Status: COMPLETO. Última revisão: junho de 2015. Clique para visualizar.