blog-post-img-4559

Filmes que marcaram as telonas em 2013

Então, gente, olha o penúltimo dia do ano passando. Temos 24 horas pra pensar nele, então vamos lá. Vamos ver o que marcou as telonas em 2013? Esses filmes mereceram sua atenção, e vão continuar merecendo.

Blackfish

O documentário de Gabriela Cowperthwaite conta a vidinha da baleia Tilikum, desde sua captura até hoje. O resultado é aterrorizante. Depois de assistir Blackfish, a gente entende o que os alemães sentiram quando descobriram o que Hitler estava fazendo de verdade. Os parques aquáticos ainda não conseguiram se recuperar do impacto que esse documentário teve no público.

"Não se preocupem. Tenho certeza que ele gosta."

“Não se preocupem. Tenho certeza que ele gosta.”

Man  of Steel

Ame ou odeie, o filme de Zack Snyder deixou sua marca em 2013. Os fãs do Homem de Aço ainda não decidiram se gostaram ou não desse filme – olha aí o Nostalgia Critic que não me deixa mentir. A trama mostrada é realmente controversa, e a forma como foi mostrada ainda gera muita discussão. Talvez Snyder tenha feito de propósito – porque você tem que assistir de novo, e de novo, pra decidir se gosta ou não.

tumblr_mqzf6iCKWc1s9v5qzo6_r1_500

 

Don Jon

O primeiro filme dirigido por Joseph Gordon-Levitt. Ele também escreveu o roteiro – e muita gente adorou a sagacidade do pequeno Joe, de escrever um personagem inteiro especificamente pra Scarlett Johansson, e depois atuar com ela. Você ainda não viu? Então veja e entenda porque muita gente faz brofist imaginário com Joseph Gordon-Levitt.

tumblr_myl86rJlDn1qbvbg2o4_250

 

O Som ao Redor

Kleber Mendonça Filho estreou no cinema nacional com estilo: o filme foi indicado para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2014, e já ganhou vários prêmios ao redor do Globo. Não é o Tropa de Elite de sempre, mas aborda – muito bem – a vidinha brasileira, com todos os problemas (e soluções, por que não?) que a gente tem no cotidiano. Vale a pena ver.

 tumblr_mxgh8lSEjI1suhniqo1_500

De Rouille et d’Os

Marion Cotillard é linda, é diva, é glória e chocolate. E, segundo as críticas, fez o filme de sua vida aqui. O filme conta a história de duas vidinhas, que precisam enfrentar mudanças, mas não sem antes chegar ao fundo do poço. E nós acompanhamos a caminhada, a queda, e a longa jornada de volta ao topo. Superação define. E vale a pena ver e se inspirar.

tumblr_mv0x5lIDyC1rx0b5fo2_250

 

World War Z

Não tem como não marcar, né? O filme de zumbi que não é o seu filme de zumbi típico. World War Z empolgou, inspirou e trouxe a zombie mania de volta (de novo), mas não do jeito de sempre. Sem contar que tem Brad Pitt sendo lindo, e curiosidades afins (oi Whovians que leram os créditos e ensaiaram teorias conspiratórias: é com vocês). Vale a sessão pipoca.

tumblr_myifajKHn11rmq6xao1_500

 

As sequências: Iron Man 3, The Hobbit – Desolation of Smaug e The Hunger Games – Catching Fire

Nem adianta disfarçar, esses eram os filmes mais esperados de 2013. Todo mundo queria saber como Robert Downey Jr. Fecharia o ciclo de Tony Stark, todo mundo queria ver a cara do Smaug e todo mundo queria ver Katniss Everdeen sambando na cara da sociedade opressora de Panem. Pois bem: eles saíram, e todos nós estamos super hiper ultra mega empolgados por mais. É ou não é?

tumblr_mxt62xdAPs1t7i6clo1_500

tumblr_my0q2gGdq61r3maj7o6_400

tumblr_mxw76aLJis1rvqgago8_250

The Conjuring e Insidious: Chapter 2

Esses dois só ficam no mesmo canto por serem do mesmo diretor, e igualmente assustadores. The Conjuring constrói uma atmosfera de medo própria, enquanto Insidious 2 já parte do terror absoluto do primeiro filme – e nem respirar você pode. Se você quer saber se ainda existem bons filmes de terror, 2013 te deu a resposta nesses dois longas do James Wan. E a má notícia aos medrosos: Demonic, o próximo horror de Wan, sai em 2014. Jogos Mortais VIII, também.

tumblr_msd26ttkbI1s89f6fo1_500
tumblr_myk0cd5yMi1qidbeeo1_400

Pacific Rim

Sim, esse filme marcou 2013 – porque demonstra aos otakus (os velhos, pelo menos) que Hollywood está preparada para live actions dos nossos animes e tokusatsus mais queridos! O Japão já tinha dado esse passo em 2012 (e preparem os corações, porque a sequência de Samurai X já tem trailer, data de lançamento lá fora e o PODEROSO SHISHIO); agora, a gente sabe que eles não vão estragar as coisas (dados os diretores e escritores corretos).

tumblr_mu74t6Q6nE1s15enmo5_500

Esses filmes deixaram marcas fundas no ano de 2013 – e em 2014, veremos os louros colhidos nas premiações. Até lá, boa sessão pipoca, pessoal!

Lekkerding 237 posts

Cúspide e Gêmeos e Câncer. Corinthiana não praticante. Indie até os ossos. Advogada. Blogueira. Eterna estudante. Jogadora de handebol e de rugby, aposentada compulsoriamente. Fã de cerveja, de um bom papo, da internets e da (boa) política. Amante de David Bowie e de Florence & the Machine. Chata. Sem mais.

"Quem sabe respirar o ar de meus escritos sabe que é um ar das alturas, um ar forte. É preciso ser feito pra ele, senão há o perigo nada pequeno de se resfriar. O gelo está próximo, a solidão é monstruosa (...) Quanta verdade suporta, quanta verdade ousa um espírito? Cada vez mais tornou-se isto pra mim a verdadeira medida de valor. Erro não é cegueira, erro é covardia... Cada conquista, cada passo adiante no conhecimento é consequência da coragem, da dureza consigo, da limpeza consigo... Eu não refuto os ideais, apenas ponho luvas diante deles... Lançamo-nos ao proibido: com este signo vencerá um dia minha filosofia, pois até agora proibiu-se sempre, em princípio, somente a verdade."

Friedrich Nietzsche

Porque toda semana - lembrem-se, minhas semanas são relativas - deixarei algo bacana pra vocês verem/ouvirem. Espero que gostem das escolhas.